Português premiado por ajudar ao bem-estar animal

Português premiado por ajudar ao bem-estar animal

Nuno Henrique Franco, investigador do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) da Universidade do Porto, recebeu o prémio internacional de Jovem Investigador da Universities Federation for Animal Welfare pelo seu trabalho de doutoramento dedicado ao bem-estar animal, avançou a agência Lusa.

O trabalho premiado baseou-se na identificação dos principais pontos onde é necessário refinar o uso de animais em investigação biomédica, propondo a utilização de biomarcadores, para evitar a dor ou desconforto dos animais utilizados na investigação de doenças infecciosas.
O autor esclareceu que fazer “uma abordagem de base científica para definir quando terminar um dado estudo com animais, pode não só prevenir sofrimento desnecessário e evitável nos animais, como contribuir para a otimização de recursos financeiros e humanos, promovendo o retorno científico e acelerando o processo científico”.
O prémio internacional, de 1.000 libras (cerca de 1.100 euros), entregue em Barcelona, distingue alunos de doutoramento, ou doutorados há menos de seis anos, que tenham dado contributos significativos para o bem-estar animal.


1 comentário:

Obrigada pelo comentário e solidariedade ;)