O que acham desta ideia para ajudar os mais desfavorecidos?

Recebi este e-mail, e decidi partilhar convosco.
Acho que está uma ideia excelente e quero ser uma das pioneiras a tentar implantar este sistema em Portugal, com a vossa ajuda, queridos Leitores.

Vocês têm algum café habitual?
Um café onde já conheçam bem os donos/empregados, sabem que são de confiança e de bom coração?
Que tal combinarem com eles este sistema, praticando a ideia e pedindo a eles para meter um papel à porta e passa-a-palavra para que os mais desfavorecidos (mesmo desfavorecidos, não os penduras) possam viver com mais dignidade?

Neste momento temos pessoas em Portugal que antes eram doutoras, professores, simples funcionários, e agora vivem sem dignidade...

Eis a ideia:

Cafés suspensos


"Entramos num pequeno café com um amigo meu e fizemos o nosso pedido. Enquanto estamos a aproximar-nos da nossa mesa duas pessoas chegam e vão para o balcão:

- "Cinco cafés, por favor. Dois deles para nós e três suspensos."

Eles pagaram a sua conta, pegaram em dois e saíram.

Perguntei ao meu amigo:

- "O que são esses cafés suspensos?"

O meu amigo respondeu-me:

- "Espera e vais ver."

Mais algumas pessoas entraram. Duas meninas pediram um café cada, pagaram e foram embora. A ordem seguinte foi para sete cafés e foi feita por três advogados - três para eles e quatro "suspensos". Enquanto eu ainda me pergunto qual é o significado dos "suspensos" eles saem. De repente, um homem vestido com roupas gastas, que parece um mendigo, chega à porta e pede cordialmente:

- "Você tem um café suspenso?"

Resumindo, as pessoas pagam com antecedência um café que servirá para quem não pode pagar uma bebida quente. Esta tradição começou em Nápoles, mas espalhou-se por todo o mundo e nalguns lugares é possível encomendar não só cafés "suspensos" mas também uma sandes ou uma refeição inteira!

(imagem retirada do facebook juntamente com o texto)
Eu adorei a ideia e entretanto disseram-me que pelo menos na Baixa de Lisboa já há alguns locais a fazer isto!!!

Haverá em mais locais pelo País? Se souberem de algo deixem a informação nos comentários por favor!!!

Se não conhecerem locais assim mas forem clientes assíduos de um local, proponham esta iniciativa à gerência. No momento em que o país atravessa seria de certeza uma ajuda a muita gente.

Tomem a iniciativa e perguntem! Não custa nada ajudar os outros...

O que acham desta ideia? Eu vou começar imediatamente a divulgar pela minha cidade, e quando conseguir, há sempre dois velhinhos a pedir, um ao pé do Pingo doce e outro no centro da cidade, doentes e "acabados" a quem eu dou sempre uma moeda, se a tiver no bolso.

Se arranjar um estabelecimento que faça isto, depois vou informá-los, pois mesmo que o estabelecimento tenha a informação na montra, eles podem não saber ler, ou nem passar por lá.

 O que acham desta ideia?

2 comentários:

  1. Será que esta ideia iria vingar em Portugal? Será que o café iria mesmo dar esses cafés ou simplesmente iria ficar com o dinheiro? A ideia é optima e quando vi adorei-a, mas num país de ganancia como o nosso tenho as minhas dúvidas. É o mesmo quando se encontra um mendigo perto de um local com comida, na vez de se dar dinheiro oferece-se para levar a pessoa a comer, um pão e um leite por exemplo não é assim tão caro e enche barriga. Muitos pedintes querem apenas o dinheiro para outras coisas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É por isso que digo que só vale a pena em cafés que nós tenhamos a certeza de que os donos não fazem isso... Conhecidos, família...

      Eliminar

Obrigada pelo comentário e solidariedade ;)