Dicas para ser solidário - Com pouco ajudamos muito!!

Como ser solidário aproveitando as promoções:
Quando encontro promoções de ração para animais em promoção, aproveito logo!
Os supermercados ultimamente (e felizmente que assim é) estão todos os dias com promoções e todas as semanas novas promoções chegam, e depois até se repetem, o que é muito bom!

Aquilo que eu faço é o seguinte:
Sempre que tenho aqueles "trocos soltos" também conhecidos como "moedas pretas", e também as de 10, 20 cêntimos que ficam na carteira a "chocalhar" de quando venho das compras ou compro algo em dinheiro, pego nas moedas "pequenas" todas e meto-as num mealheiro.
Quando o mealheiro enche, despejo, divido por sacos (fui-me informar junto ao meu banco como é suposto dividirmos as moedas pelos sacos que eles nos dão, quantas em cada saco), e depois vou ao banco depositar esse dinheiro na minha conta.
Esse montante uso somente para aproveitar grandes promoções de ração para animais para as associações ou para a cruz vermelha, banco contra a fome, etc!

Cada um a fazer um pouquinho, faz TODA a diferença na vida de alguém e/ou de algum animal!
E todos juntos, poucos somos muitos!


No Pingo Doce temos quase sempre promoções de ração a metade do preço.

No continente temos quase sempre para acumular em cartão! Por isso o dinheiro que damos a ser solidário acaba por voltar para nós!


Há associações que, sendo longe da nossa casa têm pontos de recolha em veterinários, lojas de animais, etc... É uma questão de saberem qual a vossa mais perto e saber ;)

Toda a comida que encontro a metade do preço, promoção ou acumular em cartão 75% em cartão eu compro para ajudar associações para alimentar as pessoas:
  • Arroz
  • Massa
  • Salsichas
  • Atum
  • Fruta Enlatada
  • Leite
  • Cereais
  • ...

Muitas vezes compro de marca branca, quando quero (e posso) dar em maior quantidade, fora de promoções, consigo encher um saco com 5€ de coisas variadas! Temos é de saber onde está o mais barato de todos no momento!

Acontece às vezes eu provar algum ingrediente que tenha comprado e não gostar... Já me aconteceu com cereais, arroz, bolachas, esparguete... Então o que faço é meter esses ingredientes naqueles sacos de conservação da comida, escrevo no saco o que é, e a data de validade,  e meto num saco para dar à cruz vermelha!
É melhor do que deitar fora!

Toda a roupa que eu tenho e não lhe pego à mais de um ano, já não gosto, já não me serve e simplesmente está a ocupar espaço, escolho dias em que tenho paciência e nas arrumações ponho tudo o que não tenho a certeza se ainda quero ou não de parte.
O que tiver como novo, meto à venda no OLX e no COISAS, o que já estiver "gasto" meto num saco e levo à Cruz Vermelha da minha zona. Eles agradecem seja o que for, não tenham vergonha de não levarem por pensarem que pensam mal de vocês por estar gasto!! Nem que seja para trapos ou remendos, TUDO serve para ajudar!!
  • Comida
  • Electrodomésticos que já não usamos (de preferência que ainda estejam a funcionar)
  • Roupa
  • Sapatos
  • Cobertores
  • Meias
  • Luvas e cachecóis (para o inverno)
  • Brinquedos
  • Mantas
  • Sacos cama (usados ou de promoção)
  • Esteiras
  • kits de costura
  • Garrafas de água
  • ...
Basicamente, tudo o que possam imaginar que alguém que não tem nada, precise para sobreviver com alguma dignidade!


Todos os livros que já não quero ou nem nunca peguei neles, meto-os à venda nos sites que já referi, se estiverem mais de um mês à venda e ninguém os comprar, vou à biblioteca municipal e vou doar os livros para que todos os possam ler!

Outra coisa que faço é entrar em contacto com a Associação que me diz algo mais a nível pessoal (como a da fibromialgia e depressão) e ofereço-me, tendo um blog, facebook, site, fazer um passatempo em parceria para divulgação (que é uma das funções deste blog), oferecendo coisas que tenho, me ofereceram ou arranjei a bom preço, seja o que for!

Ou então faço leilões solidários e reverto todo o valor para a associação escolhida (ou basta fazer uma venda directa, não precisa de ser leilão e o valor será revertido para a Associação), todas as associações têm um NIB onde se pode fazer a transferência.

E vocês?
O que fazem para serem solidários?
Gostaram de alguma ideia?

4 comentários:

  1. São óptimas ideias (: e não custa nada ajudar .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada mesmo! Em vez de deitar para o lixo basta guardar e mal haja tempo, até durante um passeio e tudo passar pelas associações e doar!

      Eliminar
  2. 11€ com 75% em cartão nunca apanhei essa infelizmente.
    Com as mudanças tenho aqui algumas coisas para oferecer tanto a pessoas como animais e vou acabar de arrumar e ver o que posso fazer com tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é excelente da tua parte!! Espero que faças alguém (ou mais até) muito felizes com essa boa vontade! :D

      Eliminar

Obrigada pelo comentário e solidariedade ;)