Contra picadas de insetos


Mosquitos, abelhas e vespas atacam mais no verão com picadas incomodativas. Deixam um veneno ou outras substâncias na pele que provocam bolhas ou inchaço.
Na maioria dos casos, as picadas dão origem a comichão ou a um pequeno inchaço que desaparece num dia ou dois. Por vezes, pode desenvolver-se uma reação alérgica severa que se manifesta por dificuldade em respirar, inchaço na cara e dor abdominal. Aconselha-se a ligar de imediato para o 112.
 
Depois do ataque
  • Após uma picada de abelha, retire prudentemente o ferrão da pele com a ajuda de uma gaze ou mesmo com a unha. Não aperte o ferrão com os dedos.
  • Lave a área afetada com água e sabão. Arrefeça a zona da picada com gelo ou uma compressa fria, para limitar o inchaço e a dor. Pode atenuar os sintomas com um anti-histamínico oral.
  • Evite coçar a zona: aumenta o inchaço e o risco de infeção.
  • Se uma pessoa se sentir mal, chame de imediato um médico. Nos alérgicos ao veneno dos insetos, os vasos sanguíneos podem dilatar-se, a pressão arterial baixa e a circulação abranda. A vítima tem vertigens, a sua pele fica vermelha e quente. Pode começar a ver manchas escuras devido à falta de oxigénio, o pulso fica rápido e fraco, e sente uma fraqueza generalizada. É o chamado choque anafilático.
Prevenir é o melhor remédio
  • Os insetos são atraídos pelo suor e pelas exalações adocicadas de cremes solares e de perfumes. Evite estes odores o mais possível.
  • Não se aproxime de ninhos de vespas e de abelhas. Estes encontram-se, muitas vezes, no interior de troncos de árvores ocos ou entre molhos de lenha.
  • No verão, evite comer frutos ao ar livre ou consumir bebidas açucaradas. Não ande de pés descalços e não se deite na relva. Use repelente. Na praia, coloque o protetor e só depois o repelente.
  • Não enxote os insetos com gestos violentos. Mantenha-se calmo. Se uma abelha ou vespa entrar no carro, abra os vidros de imediato. À noite, não se sente demasiado perto de uma fonte de luz.
 
Fonte: DECO PROTESTE
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário e solidariedade ;)