Como vocês lavam a loiça?

Eu não tenho máquina de lavar, nem tenho interesse.
Tal como há pessoas que gostam de limpar o pó e de passar a ferro (eu não gosto, faço porque têm de ser), eu gosto de lavar a loiça.
Somos só dois, e não há necessidade de estar a gastar dinheiro na máquina, na água, na electricidade e detergentes específicos...
Eu lavo à mão, com as minhas amigas luvas Vileda!

Eu encho sempre um dos lados do lava loiças com água quente, meto Fairy numa esponja e espremo tudo para dentro de água (poupo mais do que deitar o detergente na água), assim faz a espuma necessária.


Meto tudo lá para dentro, deixo um bocadinho de molho, (primeiro as loiças e vidros, depois os plásticos   vou tirando e esfregando, metendo do outro lado.
Passo por água tudo de uma vez quando e meto tudo no escorredor.


Tenho um escorredor para copos e pratos, e outro à parte para os talheres...
Para que os restos de comida não entupam o cano, tenho estes "filtros" que comprei no Pingo Doce por 0.99€:

São muito práticos, encaixam perfeitamente, e apesar de serem de plástico, não flutuam, ficam lá bem presos, tipo vácuo.
Enquanto tem água, está lá a rolha, não dá para meter e rolha o filtro ao mesmo tempo. Quando meto a mão na água e sinto que já não há nada para lavar, tiro a rolha e meto logo o filtro branco.
Uma operação de segundos, para que não escape nenhum resto pelo cano.

Depois retiro o filtro, despejo os restos que ficaram nele no lixo e volto a meter no lava-loiça.

E vocês?
Têm alguma dica prática para a lavagem manual da loiça?

2 comentários:

  1. Eu faço mais ou menos como tu... não deixo a loiça de molho mas vou lavando e meto de um lado e depois passo por água os talheres enquanto isso a água vai caindo para os pratos e vai amolecendo.
    E esses filtros são a melhor coisa que já inventaram!

    Quanto ao facto de dizeres que não precisas de máquina uma vez que são só dois, concordo plenamente. Em muitas coisas sou diferente da minha família, enquanto que o meu primo que só mora com a mulher queria à força toda comprar uma máquina de lavar eu dizia-lhe, então mas são só vocês os dois!
    Devem andar uma semana a juntar loiça para conseguir encher a máquina, enfim, há quem seja feliz só por ter bens materiais...
    Se fosse eu (e até lhe cheguei a dizer) com esse dinheiro comprava uma tenda e ia para o Algarve de férias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lool Bem dito, sim senhora! Também penso assim, mas que fazer...?

      Eliminar

Obrigada pelo comentário e solidariedade ;)